Bolo amanteigado de pêra

4.11.19


Esta receita foi o resultado de uma pesquisa que fiz quando me dei conta que as pêras que estavam na fruteira gritavam por mim para não irem parar ao lixo. Sim, quem me conhece sabe que eu sou aquela pessoa que inventa tudo e mais alguma coisa para não ver comida no lixo.

E que bela surpresa este bolo foi para nós. Digo para nós porque cá em casa o marido e dois dos filhos queixavam-se sempre de bolos com fruta dentro... até que experimentaram este e não só o devoraram, literalmente, como me pediram que o fizesse novamente.

Espero que gostem, que adicionem esta receita à lista das coisas a fazer quando sobram claras. Sim, eu sei que isto é um dos nossos grandes dilemas culinários.


Ora então, vão precisar de:

- 6 claras
- 150g de açúcar
- 120g de manteiga
- 75g de farinha
- 60g de amêndoas em pó
- 3 pêras coradas em fatias


         Pré-aquecer o forno a 160C. Untar uma forma sem buraco com 22cm de diâmetro e salpicar com açúcar (opcional)
Bata as claras e quando estiver a meio do processo junte progressivamente o açúcar. Reserve.
Derreter a manteiga. Numa tigela juntar a manteiga, a farinha e as amêndoas em pó. Misture tudo até ficar bem envolvido.
A esta mistura junte delicadamente 1/4 das claras batidas em castelo com o açúcar. Quando estiverem incorporadas junte o resto.
Na forma coloque metade da massa, cubra com as fatias de pêra. Cubra com a restante massa e leve ao forno durante aproximadamente 45 minutos. (Façam o teste do palito).
Quando estiver cozido, desenforme e deixe arrefecer completamente antes de servir.



You Might Also Like

0 comentários

Sê bem-vind@
Sempre que pensares em fazer um comentário, questiona-te antes de enviar: "É gentil? Acrescenta algo? É uma opinião diferente mas com respeito?". Se a resposta for sim, óptimo, avança. É que faltas de respeito não são bonitas nem atrás de um ecrã.
Até já!

InstaFeed