Dos dias de hoje

9.7.18


Há uns dias atrás decidi deixar de seguir umas quantas contas no instagram, pois esta é neste momento a rede social que mais uso. Não porque deixaram de ter qualidade, mas sim porque percebi que não acrescentavam nada de mais a quem eu sou ou procuro ser.
Infelizmente as contas mais pequenas que cresceram de repente perderam proximidade com quem as seguia, passaram a ser extremamente trabalhadas e aquela "realidade" próxima com que me identificava perdeu-se aos meus olhos.

Um exemplo... quando vejo fotos de crianças a dormir com aqueles fios de luzes por cima pergunto-me honestamente o que aquilo tem de real.
Já percebi que a grande maioria do público prefere fotos bonitas em vez de fotos com alguma informação, que claro, também podem ser bonitas. .

Claro que isto não me arrelia ou me inquieta porque está muito longe disso, apenas quis partilhar convosco e perceber como vêem as coisas.
Há quem publique fotos para "construir" um perfil, para que quem chegue tenha a sensação de um conjunto harmonioso, mas a minha questão é... que informação relevante ou que objectivo tem essa partilha? Colocar ali uma foto só por colocar? Também o fazem nos quadros de vossa casa?
Nestes casos pergunto-me sempre onde está a partilha ou será que esse não é o objectivo primeiro?

Não pensem que escrevo isto com um tom agressivo ou de julgamento. Eu gostava mesmo era de perceber o que vos leva a fazê-lo ou admirá-lo.

Pronto, talvez isto seja mesmo só uma constatação em forma de desabafo, mas cansa-me um bocadinho esta coisa do perfil arrumadinho com uns smiles em legenda das fotos... para não falar em parcerias que não têm pés nem cabeça e que são repetidas por milhentos perfis ao mesmo tempo (nunca me hei-de esquecer da publicidade de produtos para a sanita perto do Natal, juro que esta fez-me rir várias vezes). Mas este assunto está tão bem explicado pela Helena Magalhães aqui que eu nem preciso tocar mais no assunto.
Acho que seria óptimo um dia destes reflectirem sobre a palavra INFLUENCIADOR*...

*Aquele ou o que influencia, acto de levar alguém à mesma ideia, influenciar.

You Might Also Like

0 comentários

Sê bem-vind@
Sempre que pensares em fazer um comentário, questiona-te antes de enviar: "É gentil? Acrescenta algo? É uma opinião diferente mas com respeito?". Se a resposta for sim, óptimo, avança. É que faltas de respeito não são bonitas nem atrás de um ecrã.
Até já!

InstaFeed