Digam-me que não é só comigo.

7.7.18



A minha relação com os livros que escolho para ler sempre foi de extremos. Não sou daquelas pessoas que conseguem ler só por ler. Não.
Sou daquelas que compra o livro pelo resumo ou pelo autor. Daquelas que ao fim de ler umas quinze páginas sabe logo se vai ou não continuar a ler aquela história. Sou daquelas que não faz fretes em nada, menos ainda quando se trata de um livro que é suposto gerar em mim emoções positivas e não tédio. Não me importo minimamente com as críticas dos outros em relação à qualidade nem do autor nem do livro.

Desde que fui mãe, leia-se há quase catorze anos que o meu ritmo no que toca a leitura abrandou. Se antigamente eu devorava um livro de mais de trezentas páginas em menos de uma semana, quando o meu primeiro filho nasceu, ler tornou-se quase que um desafio para mim. Mas quando as saudades apertavam lá ia eu a correr ler enquanto a minha primeira cria dormia.
Mal eu sabia que com a segunda e terceira cria ler tornar-se-ia quase que uma missão impossível. Eu tentei, juro que tentei ler ao final do dia enquanto eles dormiam, mas percebes que ser Mãe é uma nova aventura quando ao fim de menos de quinze minutos já adormeceste com o livro no colo.

Agora que eles já estão bem maiores, e eu com mais tempo para mim, a sede de ler voltou e devorar livros também.
Sempre fui daquelas pessoas que se relaciona com os personagens dos livros. Quando leio a definição dos personagens ou do espaço vejo aquelas imagens à minha frente, muitas vezes dou por mim a imitar gestos que algum personagem supostamente faz.
Porque vos conto isto? Porque me apeteceu escrever quando dei por mim a perguntar-me se também acontecia com os outros algo que me acontece desde sempre.
Quando acabo um livro sinto como que se perdesse algo, uma relação de amizade. Fico com aquele sentimento irrequieto de "mas e como ficou a Ryn, será que deu certo com o Luke? E a Tegan será que teve direito ao gato e a um(a) irmã(o)?".
Acho isto meio estranho, mas envolvo-me de tal maneira com os personagens que preciso deixar passar um tempo até me desligar daquela história, daquele livro.

Lembro-me de ter demorado mais tempo a ler o livro "A fórmula de Deus" do José Rodrigues dos Santos para ir procurando imagens de todos os países, cidades, aeroportos, praças à medida que eram mencionados no livro. Queria viajar com os personagens, queria ter em mente os locais e visualizar os meus novos "amigos" ali.

Digam-me por favor que não é grave (ahahah) e que não acontece só comigo.

You Might Also Like

4 comentários

  1. Olá querida Ana :)

    Só hoje é que cheguei ao teu blog e vim lendo até aqui :) tão bom o teu blog e as tuas fotos são lindas!!!
    Não, não acontece só contigo! Também há personagens que me tocam imenso e já li livros tão intensos que me impedem de ler alguma coisa nos tempos seguinte! Este ano estou a participar em vários clubes de leitura, não para ler por frete, mas para sair da minha zona de conforto e ler autores que não conheço e géneros literários diferentes do que leio habitualmente.

    Beijinhos

    Andreia da Suíça

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Isto é o que dá ter andado ausente deste cantinho, só hoje encontrei estes comentários por publicar. Desculpa!

      Fico mesmo feliz de saber que chegaste aqui, mas sobretudo que decidiste ficar.
      Obrigada pelo carinho.

      Sobre os livros, fico mais descansada em saber que somos várias a "sofrer do mesmo mal" :)

      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá. A mim acontece-me imitar o estilo do autor e dou por mim a falar sozinha ou com outros com as mesmas expressões ou ritmo do narrador ou alguma personagem mais marcante. Fica algum tempo e depois passa. Também me acontece com alguns filmes e séries mas mais raramente, com livros muito. Eu também achava que era a única que fazia isto mas depois li uma reportagem que até dá um nome a isto. (Também me pergunto pelas personagens e às vezes fico triste quando dão uma descrição física totalmente diferente daquela que já tinha imaginado na minha cabeça).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Acreditas que com séries me acontece o mesmo?
      Com filmes, acho que nunca me aconteceu por serem apenas umas horas e ficar "tudo" ali...

      Ainda bem que não estou sozinha neste meu comportamento ahahah

      Beijinhos e desculpa a demora não só em publicar o comentário mas também em responder.

      Eliminar

Sê bem-vind@
Sempre que pensares em fazer um comentário, questiona-te antes de enviar: "É gentil? Acrescenta algo? É uma opinião diferente mas com respeito?". Se a resposta for sim, óptimo, avança. É que faltas de respeito não são bonitas nem atrás de um ecrã.
Até já!

InstaFeed